O Parque Nacional do Iguaçu atingiu a quarta melhor marca das últimas três décadas ao completar o ano com 1.070.072 visitas. É a terceira vez consecutiva que o atrativo supera a casa de um milhão de visitas num ano e a sexta vez na história que atinge a marca simbólica, conforme monitoramente feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O desempenho em 2009 é comemorado como uma resposta frente às dificuldades enfrentadas pelo destino no decorrer do ano em que conseguiu ultrapassar a marca de um milhão de visitantes, apesar do cenário adverso principalmente no primeiro semestre.
Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, considera que a “crise econômica global e gripe A impediram que tivéssemos um número de visitantes ainda maior em 2009”. Segundo ele, o último trimestre deste ano foi fundamental para manter o crescimento sustentável do parque. “Os feriados deste período e o crescimento de turistas brasileiros fizeram diferença”, avalia.
Fator importante da rápida recuperação do turismo na cidade, segundo representantes do trade, foi a “unificação e integração de ações institucionais e comerciais”, diz o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez. “No decorrer de 2010 poremos em prática alguns projetos que estamos desenvolvendo para potencializar ainda mais nosso destino”, completa.
O superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla, também credita à gestão integrada das instituições turísticas a responsabilidade pela retomada do crescimento do turismo no município. “A união de todas as entidades do trade turístico e a parceria entre setores público e privado têm sido fundamental para manter o Destino Iguaçu em alta. Com essa integração, estamos mudando a imagem do Destino Iguaçu, consolidando-o como um dos melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo”, diz.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Paulo Angeli, um dos fatores que contribuíram para alcançar esse número foram as campanhas de divulgação do Destino Iguaçu. “O trabalho de comunicação realizado para o fortalecimento da imagem do município e seus atrativos foi importante para que não sentíssemos tanto o impacto da crise”, afirma.
(Grampo Comunicação)
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